quarta-feira, dezembro 31, 2008

Último Segundo.

Lembra daqueles 9.192.631.770 períodos da radiação do não-sei-que-lá de césio? Pois bem, nos instantes finais de 2008, vamos ter exatamente isso aí a mais. Sim, o último minuto de 2008 terá 61 segundos!

É que cientistas chegaram à conclusão que precisamos corrigir uma pequena diferença entre os relógios atômicos e o tempo astronômico real, que é baseado na rotação do nosso planeta. Tudo isso porque, com os anos, a Terra passou a girar mais lentamente. O dia ficou um pouquinho maior e os segundos, baseados nas 24 horas tradicionais, acabaram perdendo um pouquinho a medida exata.

Já pensou se a terra começasse a girar cada vez mais devagar? Nossos segundos iam ficar mais longos. Um minuto podia, um dia, durar dois ou três. Todos os recordes olímpicos precisariam ser sempre recalculados. Talvez outras medidas de tempo passassem a ser usadas. Os centésimos e milésimos seriam mais valiosos. O corpo humano precisaria se adaptar ao dia mais longo, talvez oficializando uma soneca no meio do dia. A gente não teria desculpa pra dizer que não tem tempo pra nada...

Enfim, 2008 vai ser oficialmente um segundo mais longo. Mas todos os anos estão, de fato, se tornando um pouco maiores. Você não vai perceber assim facilmente, mas isso inclui 2009. Aproveite bem!

Então, uma dica pra quem tem um capacitor de fluxos: não esqueça que todas as suas viagens no tempo daqui pra frente (ou daqui pra trás, sei lá), devem levar todos esses segundos extras em consideração para não haver nenhum problema. Ah, e na frase acima eu disse segundos no plural porque outros vinte e tantos já foram adicionados aos nossos relógios, desde a década de 70. O último deles, há apenas três anos, em 31 de dezembro de 2005 (onde eu estava que não vi isso?).

E outra dica, agora pra todo mundo: lembre-se que a contagem regressiva este ano deve ser: 5, 4, 3, 2, 1, 1, 0!

Feliz Ano Novo!

3 comentários:

ceciliaurioste disse...

Andas tendo problemas com o Tempo? Sujeito chato que insiste em não parar... talvez esteja cansando agora. Torço por isso... e se tiver tempo para vender (já que hj em dia já tem até emissão de carbono à venda), compro um lote...

Táta disse...

Essa teoria não condiz com a realidadee nãaaaaaaao! Ouxee, isso eh coisa de cientista maluco que o diga aquela brega e irritante propaganda que, se eu não me engano, passa na Rede TV: "o tempo está passando cada vez mais rápido, n sei o que lá da velocidade da sua informação".
Eu hein! Que mundo eh esse que tudo passa lento? Eu quero ir para láaa pq esse troço anda raríssimo na minha vidaaa!!

C.Lyra disse...

nadadenovo..denovo!