sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Vai passar rápido, não foi?

O último ano passou voando pra você? Ah, claro que não. Todos os anos passam iguais pra todo mundo, é óbvio.

Sei, você concorda que é absurdo. Mas, mesmo assim, continua achando que esse ano pareceu durar menos que os outros?

Preste atenção: se os anos realmente passassem mais rápido, seu relógio estaria atrasando constantemente. E todo mundo sabe que cada hora continua tendo exatos 60 minutos. E cada minuto demora aqueles velhos 60 segundos para passar. O segundo, por sua vez, sempre foi a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio. Lembra disso? Nem eu, mas é.

Acontece que essa impressão não é só sua. É de muita gente. Minha também. E, dia desses, descobri que há sim uma lógica nisso tudo.

Imagine uma criança de dez anos de idade. Um ano pra ela é 10% de tudo que ela viveu. Assim, 365 dias é realmente um tempo considerável. Agora, pense num senhor de 100. Pra ele, 1 ano é apenas 0,01% de toda a sua vida. Quase nada.

Por isso, a medida que vamos ficando mais velhos, temos essa mesma impressão do ano passar mais depressa. Porque ele vai significando menos tempo pra gente. É como se nossa máquina do tempo individual fosse pisando mais fundo no acelerador. Como se o DeLorean de quem é mais velho andasse mais rápido.

De certo modo, isso é até bom. Relativamente falando, você passou mais tempo brincando de Playmobil e jogando videogame do que vai passar reclamando do reumatismo e da hemorróida.

E já que agora você sabe que faz sentido o tempo realmente parecer passar mais rápido, que tal aproveitar bem cada um desses 9.192.631.770 períodos da radiação do não-sei-que-lá de césio?

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto, Fillipovski =)

Parabéns =*****

Paula Barros disse...

Ei, menino também acho que o tempo está passando rápido. Estava dizendo hoje que estou perdida, já chegou o dia de pagar tudo de novo. Estou tão perdida, que ando com medo de esquecer as datas de pagamento. E quando passa o carnaval para mim é março. Está tudo confuso. Entro aqui e é 01 de fevereiro. Fiquei olhando um tempão, pensando que era 01 de fevereiro de 2007. Hi! sei não. Assim piorou tudo. Bom São João.

Anônimo disse...

E quando o tempo se arrasta?
O que a gente faz pra ter 90 anos?
:@
Cheiro, Filli!

Giu Bianconi disse...

hehehe..
Fili, tivemos duas visões diferentes da história. Entendi sua colocação. É interessante. Mas a questão é q não foi Zé Pereira que criou o carnaval. Então, a festa que antecede o sábado não tem nada a ver com ele, digamos assim... Só que o sábado, sim. Pois foi nesse dia que ele saiu pelas ruas batucando há muitos anos atrás.. e aí, o sábado de carnaval, que já existia, ficou conhecido como sábado de Zé Pereira... e isso era muita moral pro cara.. hehehe.. imagina só: o dia que marcava oficialmente o início do carnaval tinha o nome dele. Agora, não tem mais essa de oficial. Tanto que a abertura oficial no Recife Antigo foi na sexta... São coisas assim que em Pernambuco deixaram o cara sem tanta moral. :)

Lay Santana disse...

Oi moço pernambucano, ai hj eu tô feliz por ter encontrado um monte de blogs do povo daqui de PE. Depois disso nem preciso dizer onde eu moro neh? haha.
Bom, deu até preguiça de falar aquel número todo de césio. Será que o tal do césio num podia ter colocado um número menorzinho naum?
O tempo tá passando rápido demais! JÁ estamos em fevereiro. Meu Deus. Já perdi as contas de qts vezes esse ano cloquei alguma data como 2007. Menina aki tem cabeça confusa. bju

Gabi disse...

Cheguei por aqui agora...Adorei...!
Vou terminar de ler os textos antigos pq, pelo visto, esse blog está abandonado, né? Uma pena.

Gabi disse...

Cheguei por aqui agora...Adorei...!
Vou terminar de ler os textos antigos pq, pelo visto, esse blog está abandonado, né? Uma pena.