quinta-feira, janeiro 03, 2008

Tá frio!

Antigamente, bem antigamente mesmo, quando você (você é modo de falar, tô me referindo ao seu tatatataravô, mais ou menos) queria beber alguma coisa, tinha que ser à temperatura ambiente.

Porque, naquela época, e durante todo o tempo antes disso, não existia geladeira. E inventar uma geladeira assim, de uma hora pra outra, dá um trabalhão danado. Não é que seja impossível. Quem quer inventar uma geladeira vai lá e inventa mesmo. Mas que é difícil é.

Pois bem, o sujeito que inventou a geladeira estava, na verdade, querendo inventar o ar-condicionado. E tava tão determinado que nem quis esperar pela invenção da tomada. Imagine só, inventar um ar-condicionado, ou uma geladeira, já é difícil. Sem tomada pra ligar é muito mais complicado. É ou não é? Mas quando alguém está muito determinado a fazer uma coisa, geralmente faz.

O médico americano John Gorrie não estava preocupado com a bebida do seu tatatataravô. Ele estava mesmo era querendo dar uma esfriadinha no hospital dele. Veja, ficar doente já é chato. Se for internado em um hospital, pior ainda. Agora, imagine um hospital sem ar-condicionado, no calorão da Flórida. É insuportável. E John devia ouvir todo tipo de reclamação dos seus pacientes, que já deviam estar sem paciência nenhuma.

Ele tentou pendurar sacos com gelo nas salas (verdade), mas conseguir gelo naquela época era muito, muito difícil. Tinha que ir buscar num lugar longe e, além do mais, frio. E em pouco tempo esse plano ia por água abaixo. Muita gente deve ter olhado meio torto pra ele com essa idéia. Mas o cara era bem intencionado, só precisava de uma idéia boa de verdade.

Foi aí que o Dr. Gorrie pensou, pensou e resolveu colocar em prática seus conhecimentos de física. Ele não desenvolveu uma nova teoria. Não descobriu algo que ninguém já não soubesse na época. Mas só ele teve a criatividade de juntar A + B. Estava tudo ali, mas só ele viu. Construiu uma máquina à vapor que movia um pistão dentro de um cilindro. Em volta, colocou um recipiente com água salgada, porque ela congela a uma temperatura mais baixa do que a água pura. O pistão comprimia e expadia o vapor de água, que roubava calor do recipiente de água e sal para passar do estado líquido para o gasoso. Quando a água salgada não tinha mais calor para passar ao gás, os dois se resfriavam. Bem... eu não entendi lá muito bem, mas foi isso aí. Pronto. Estava criado o ar-condicionado. E também a geladeira, porque com essa engenhoca, ele conseguiu fazer um bloco de gelo do tamanho de um tijolo, meu amigo. E até hoje, todas as geladeiras funcionam com esse mesmo mecanismo, só que com um motor elétrico, já que agora existe tomada.

Mas, veja como são as coisas. Nesse tempo, que foi lá pelos idos de mil oitocentos e pouco, ninguém deu muita atenção pra uma invenção fabulosa como essa. Talvez, até tenham achado legal e tal e pá. Mas, investir mesmo, ninguém quis. Sabe-se lá porque. O fato é que John Gorrie morreu pobre. E, provavelmente, indignado com tanta gente pensando pequeno.

O mundo não entendeu John. Ou, pelo menos, demorou demais a entender. Como muito bem disse Galileu Galilei, um outro cara, dos mais incompreendidos da história: a verdade é filha do tempo e não das autoridades. Da próxima vez que você (agora eu to falando com você mesmo e não com seu tatatataravô) não souber a que brindar, brinde a John Gorrie. Lembre-se que esse gole gelado é graças a ele.

5 comentários:

Anônimo disse...

amei o texto.
menino, vc eh um artista.

Anônimo disse...

Não gostei do texto.
Menino, voçe é um autista.
rsrs

Anônimo disse...

eita filli!
ficou massa pra variar!
só espero lembrar o nome dele na hora de fazer um brinde....
bjo

Anônimo disse...

Eita, Filli! Será que Tim Burton também vai morrer indignado com tanta gente pensando pequeno? Assim como o mundo não entendeu nosso velho amigo John, vai ver a gente não tá entendendo o querido Tim. Só sei que nosso outro colega, o pequeno menino ostra, teve um triste fim. E eu até admiro Tim Burton (bastante), mas vou brindar a John Gorrie mesmo. ;)

Paula Barros disse...

Oi Filli, conheci seu blog através de Fred. Mostrei para minha mãe e ela comentou achando que nos conhecíamos. Gostei bastante. Principalmente das fotos. Linkei ao meu, se tiver problemas avisa que retiro.