segunda-feira, abril 02, 2007

Tudo de bom.

Toda mensagem de aniversário ou fim de ano é a mesma coisa: paz, saúde, sucesso, dinheiro, alegria, amor, sorte, felicidade. Até juízo, dependendo de quem recebe. É o que eu posso chamar de pacote "tudo de bom".

No fundo mesmo, tudo isso quer dizer a mesma coisa: gosto de você, lembrei de você ou, pelo menos, vou com a tua cara e desejo que coisas boas aconteçam para você.

Não é que eu não goste de receber essas mensagens. É bom saber que tem gente que, no mínimo, vai com a minha cara. Mas sempre que recebo esse tipo de coisa, acho que algo fica meio solto. Parece que, apenas desejando, o pacote "tudo de bom" vai acontecer como numa mágica.

Você acredita em sorte? Porque, se acredita, possivelmente concorda que não é possível correr atrás dela. Sorte seria tipo uma bênção ou coisa parecida. Quase algo sobrenatural. Se você não tem, não pode fazer absolutamente nada para consegui-la. Apenas desejar.

Se você acredita, faz até sentido desejar sorte para alguém.

(Um dos meus próximos textos deve ser sobre isso, tô tentando entender melhor sorte e azar.)

É uma das poucas coisas que, na minha opinião, faz sentido desejar para outra pessoa (mas isso só se você acreditar em sorte). Porque a grande maioria dos outros itens do pacote não adianta só querer que eles aconteçam.

Ao invés de desejar todas as coisas boas, como se tudo fosse cair do céu, as pessoas deveriam dizer como alcançar cada uma dessas coisas. E aí, porque não deixar um pouco a preguiça de lado e desejar “tudo de bom” de forma até personalizada?

Tipo, além de desejar paz, dizer para a pessoa ser mais calma no trânsito, parar de brigar por qualquer coisa... Evitar estádios de futebol (?) talvez. Sei lá, depende de como você encara as coisas.
Ao invés de apenas desejar muito dinheiro e sucesso, você pode dizer para a pessoa o que ela pode fazer para melhorar no trabalho. Se ela estiver desempregada, indicar alguma coisa.
Saúde? Que tal marcar pra correr na Jaqueira. Porque não lanchar na Usina de Força ao invés da Mc Donald´s? Com Ruth Lemos vimos que alimentação saudável pode ser até divertida. O Ronald nem é engraçado.
Não pode faltar amor! Que tal dizer para a pessoa ser melhor com a namorada, esposa ou esquema? Deixar de ciúme besta, fazer uma surpresa, demostrar que ama, perdoar... É clichê: trate muito bem todos que estão a sua volta e você vai receber muito amor.
Se alguém ainda está atrás da cara-metade, ajude a dar um jeito naquele cabelo. Deixe a pessoa à vontade, de bem com a vida. Alguém interessante vai acabar aparecendo na fila do supermercado, no ônibus ou no Orkut. Apresente uns amigos. Quem sabe você vira padrinho ou madrinha do casamento.

Acho que é mais ou menos por aí. Se você leu essa mensagem todinha, no mínimo, eu já vou com a sua cara. Quem sabe no final do ano. Ou no seu aniversário, ou no meu, um de nós recebe uma mensagem assim.


(O texto original foi enviado para amigos numa mensagem de feliz ano novo, no final de 2004. Aqui está bem diferente mas a idéia é a mesma.)

Nenhum comentário: